As seguradoras utilizam vários fatores para calcular qual será o custo de segurar um veículo. Na hora de fazer um seguro de automóvel, variações como o modelo e ano do carro, histórico e perfil do motorista, além da região na qual o segurado mora, entre outros dados, podem ter impacto no valor do contrato.

Perfil do Motorista
O sexo e a idade do condutor do carro segurado afetam diretamente no valor do seguro de carro, assim como seu histórico de multas e acidentes. Quanto mais jovem for o condutor, maior o valor do seguro, pois motoristas sem experiência são mais propícios a se envolverem em acidentes.
Marca/modelo
Carros mais visados pela criminalidade obviamente pagam valores mais caros, assim como modelos que passaram por recall de montadoras ou possuem sistemas mecânicos mais complicados.

Garagem
Veículos que pernoitam em garagens fechadas pagam menos do que os que ficam na rua, pois estão menos expostos a roubos e acidentes.

Coberturas
Quanto mais abrangente for o seguro de automóvel e mais sinistros ele indenizar, maior será o valor pago pelo segurado. Vale analisar quais os riscos mais prováveis em cada situação para não ir além e pagar por algo que dificilmente será utilizado.

Valor da franquia
É possível optar pela franquia reduzida, quando o custo de conserto pago pelo segurado em caso de acidentes é menor que o da franquia normal. No entanto, este serviço aumenta o preço final do seguro.
Geografia
Os preços dos seguros para carros em bairros com altos índices de violência e/ou acidentes de trânsito também são maiores.

Ano de fabricação
Veículos novos tendem a ter preços mais altos, pois seus custos de reposição são maiores.

 

Fonte: www.tacerto.com.br