Um carro é o sonho para muita gente, não só pelo conforto, mas pelo status. Porém, muitas pessoas moram em apartamentos ou casas que não possuem garagens cobertas, ou simplesmente deixam o veículo “dormir” na rua. É aí que se cria um problema, já que a ação do sol e da chuva pode desgastar as áreas externas e internas do veículo.
Para se ter uma ideia, com os vidros fechados debaixo do sol, o interior do carro pode atingir uma temperatura de até 65o C. E, desta maneira, as peças de plástico do interior podem se deteriorar mais facilmente. Além disso, o sol também causa desgaste na pintura, pois os raios ultravioletas sobre a lataria deixam manchas esbranquiçadas. Outro processo natural que pode desgastar a pintura é a chuva.
No entanto, os cuidados que podem diminuir a ação dos agentes externos, para quem não tem garagem coberta, são bem simples. O primeiro é polir o veículo depois de lavá-lo, para que aqueles carros que já perderam parte da cor ou estão com a pintura desgastada se revitalizem. O polimento utiliza produtos que removem oxidação, riscos, manchas e imperfeições provocadas pelo tempo e exposição aos raios do sol.
Outra opção é o polimento acrílico que, além da mudança significativa na aparência, também proporciona um brilho intenso e proteção que a pintura do carro necessita. Cada um desses processos pode ser feito com a ajuda de um profissional.
Algumas capas protetoras também ajudam até quem já possui garagem, pois previnem o acúmulo de poeira. Contudo, quando exposto ao sol, pode complicar ainda mais a situação, pois o material de algumas capas se desprende e mancha a pintura. No caso dos vidros, o ideal é aplicar uma película para refletir a luz do sol e reduzir o aquecimento interno do carro.
Deixar um comentário